Camacã inicia as aulas sem merenda escolar

De forma recorrente acontece em Camacã, todo inicio de ano letivo é subtraído o direito dos alunos  à merenda escolar e nenhuma medida real é tomada para que isso deixe de acontecer definitivamente no município, as medidas são sempre paliativas como lanchinho para calar a boca de quem tem fome e desviar a atenção de quem busca cidadania

O objetivo da alimentação escolar é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, e o desenvolvimento da aprendizagem, e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis, logo se ver que na falta da merenda o aluno está perdendo o seu direito adquirido e muitas famílias tem a merenda escolar como a principal alimentação do seu dia.

Na contramão de uma cidade feliz, está uma população, sem o direito a saúde de qualidade, sem merenda escolar, sem saneamento básico em alguns locais, com pouca iluminação pública, onde está o planejamento tão cobrado aos professores? Os alunos não podem ser penalizados por algo que eles nem tem culpa, pois nem votam, para dizer que a culpa é de quem elege os dirigentes, seria uma falta de responsabilidade de quem?

A falta de alimentação na escola influi diretamente no desenvolvimento da aprendizagem do   aluno e no rendimento do trabalho do professor, no fim da unidade o rendimento do aluno cai e nessa hora não se leva em conta as condições que revelam os baixos índices nos resultados, jogando a culpa apenas no professor.

Diz o artigo 205 da Constituição Federal de 1988: " A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

Esse preparo para o exercício da cidadania é real, quando todos se calam diante de um direito? Que trabalhador vamos ter?

Nenhum comentário:

Postar um comentário