Dia Internacional da Mulher (8 de março)

A MULHER E SEU COTIDIANO
Discute-se muito as questões pertinentes às mulheres, muitas vezes estas discussões  se limitam a assuntos corriqueiros que envolvem as mulheres no seu cotidiano, o que não deixa de ser importante.
Com isso, é preciso que o movimento de mulheres na Bahia aprofunde as discussões sobre o papel da mulher na sociedade brasileira, para que possamos ter um movimento politizado.
Temos hoje duas tendências importantes dentro do movimento de mulheres brasileiro, a primeira é a corrente emancipacionista, que tem uma visão mais política e ideológica, que é luta por sociedade onde homens e mulheres tenham os mesmos direitos, e segunda tendência é a corrente sexista, as mulheres que professam, esta tendência propõe na sociedade a guerra de sexo, quando não admite de jeito homens em suas discussões, e que luta por uma sociedade feminista.
O primeiro passo das mulheres para conquistar a sua liberdade dentro da sociedade capitalista é autonomia financeira, esta autonomia vai lhe permite a questionar qualquer opressão por parte do seu conjugue até mesmo do seu parceiro.
Na área da educação 90% da categoria é de mulheres, estas mulheres que formam opinião buscam no seu cotidiano a luta por sua liberdade, mas são oprimidas pela a sociedade machista.
Recentemente vimos a forma que elas foram tratadas pelo governo machista de Jaques Wagner, quando impôs medidas como retirada de folha de pagamento por três meses, isto causou fome e desespero.
Temos aqui que destacar o papel das mulheres negras como as mais oprimidas das mulheres, nesse universo do movimento feminista brasileira, elas no mercado de trabalho exercem as funções, mas elementares e no seu cotidiano e enfrentam todo tipo de discriminação, nesse sentido são elas que carecem de maior atenção por parte da luta organizada.
Não podemos negar aqui que em função da luta e organização das mulheres elas ocupam hoje espaços importantes na sociedade como: a delegacia de mulheres, cotas dentro dos partidos políticos, cargo de comando em empresas de tecnologia de ponta, legislação como a lei Maria da Penha e outras conquistas.
Apesar das conquistas serem tímidas, não deixa de ser um avanço.
Viva as Mulheres!
Nivaldino Felix
Diretor da APLB- Poeta e Escritor

Fonte: APLB Sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário