Debate sobre reforma política abre Encontro da Mulher da CTB Bahia


A importância de uma reforma política democrática para ampliar a participação das mulheres nas casas legislativas foi o tema do primeiro debate do 4º Encontro da Mulher Trabalhadora da CTB Bahia, iniciado na tarde desta sexta-feira (8/5), em Salvador. A abertura contou com a presença de lideranças políticas, sociais e sindicais de diversas categorias profissionais.
A mesa inicial do Encontro contou com a presença das secretárias nacionais da Mulher e de Formação da CTB, Ivânia Pereira e Celina Areias; do presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira; da senadora Lídice da Matta (PSB); da deputada federal Alice Portugal (PCdoB); da secretária de Políticas para Mulheres da Bahia, Olívia Santana; da vereadora de Salvador Aladilce Souza, além de representantes da União Brasileira de Mulheres e outras entidades de defesa dos direitos femininos.
“Este encontro acontece em um momento propício, em que o Congresso Nacional tem colocado em debate projetos que retiram direitos dos trabalhadores, como o PL 4330, que amplia a terceirização. Nós sabemos que este projeto prejudica principalmente as mulheres e os jovens. Precisamos nos mobilizar para evitar um retrocesso nos nossos direitos. Vamos debater formas de ampliar nossa mobilização neste encontro”, afirmou  a secretária da Mulhher da CTB Bahia, Marilene Betros.

Reforma política

A reforma política foi o tema da primeira mesa de debate do Encontro. As expositoras foram a senadora Lídice da Matta (PSB), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e a secretária de Políticas para Mulheres da Bahia, Olívia Santana.
No centro da discussão, as propostas de mudanças que favoreçam a ampliação da participação feminina nos espaços de poder, como a adoção de cotas e a paridade de gênero nas  listas dos partidos em caso de adoção do voto em lista. “A reforma política que interessa aos trabalhadores é aquela que faça com que o Congresso represente as camadas da população. Hoje não temos isso”, ressaltou Lídice.
Para a deputada Alice Portugal o que pode garantir a mudança desta situação é a luta das mulheres. “Nós temos que ficar atentas para a proposta de reforma que está sendo debatida no Congresso, que pode dificultar ainda mais a eleição de mulheres. Assim, o Brasil vai continuar atrás de quase todos os países da América Latina na representação feminina nas casas legislativas”, acrescentou.
O Encontro prossegue neste sábado  na Sala Walter da Silveira, da Biblioteca Pública dos Barris, com debates sobre a democracia e o empoderamento das mulheres, os impactos da terceirização para as trabalhadoras e a participação feminina no movimento sindical.

Fonte: Portal da CTB Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário